Conferência final realiza-se a 13 de outubro na Gulbenkian

A conferência de apresentação pública dos resultados finais do projeto «Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental» (POSEUR-03-2215-FC-000013) vai realizar-se no próximo dia 13 de outubro de 2020, na Fundação Calouste Gulbenkian (auditório 2), em Lisboa.
Nesta conferência será apresentada a publicação final em livro, que contém a síntese das fichas de avaliação das 381 espécies que se encontram ameaçadas de extinção e das 19 espécies atualmente extintas em Portugal continental. O livro é parte integrante da coleção «Botânica em Português» produzida por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa no âmbito da distinção de Lisboa como Capital Verde Europeia 2020.
Em virtude da pandemia, a lotação do auditório será reduzida, pelo que as inscrições para a comparência na conferência são limitadas. O evento será gravado e poderá ser acompanhado em direto por videodifusão (live streaming) em videocast.fccn.pt/live/fccn/fcgulbenkian (usando o código PIN de acesso 1708).
Quem pretender assistir à conferência por videodifusão poderá manifestar-nos essa intenção até à data do evento preenchendo o formulário disponível em forms.gle/MA74mgZLtbncqwKS9 e, se desejar, poderá enviar questões ou comentários aos oradores para o endereço eletrónico divulgacao.lvf@gmail.com ou via Facebook, na página do evento criado para o efeito em www.facebook.com/ListaVermelhaFloraPT. Faremos chegar aos oradores pelo menos algumas das questões enviadas por estes meios, no curto espaço de tempo que abriremos à audiência no final de cada comunicação.
Para mais informações contactar: divulgacao.lvf@gmail.com
Comunicado_imprensa_ListaVermelhaFlora_9Out2020
PROGRAMA:
09:00-10:00 Receção dos participantes
10:00-10:30 Sessão de Abertura com intervenções de:
– Subdiretora do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian
– Presidente da Sociedade Portuguesa de Botânica
– Presidente da Associação Portuguesa de Ciência da Vegetação – PHYTOS
– Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em representação do Ministro do Ambiente e da Ação Climática
– Vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa
Sessão da manhã: Moderador – Carlos Pinto Gomes (PHYTOS)
10:30-11:10 O papel das Listas Vermelhas de Espécies Ameaçadas da IUCN na conservação da biodiversidade a nível global e regional – Catherine Numa (IUCN – International Union for Conservation of Nature)
11:10-11:50 O método de trabalho colaborativo do projeto «Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental» – André Carapeto (Sociedade Portuguesa de Botânica)
11:50-12:10 Pausa para café
12:10-12:50 As plantas ameaçadas e extintas em Portugal continental – Miguel Porto (Sociedade Portuguesa de Botânica)
12:50-14:10 Almoço livre
Sessão da tarde: Moderador – Carlos Neto (PHYTOS)
14:10-14:50 As principais ameaças à flora portuguesa e algumas propostas de medidas de conservação – Paulo Pereira (Sociedade Portuguesa de Botânica)
14:50-15:40 A conservação na prática: o caso de Espanha – Juan Carlos Moreno (Universidad Autónoma de Madrid)
15:40-16:00 Pausa para café
16:00-16:30 O papel da Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental enquanto instrumento de política de conservação da natureza e ordenamento do território – Andreia Farrobo (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas)
16:30-17:00 Apresentação da publicação «Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental» e considerações finais – Ana Francisco (Sociedade Portuguesa de Botânica)
17:00-17:30 Sessão de Encerramento com intervenção de:
– Presidente da Sociedade Portuguesa de Botânica